sexta-feira, 13 de julho de 2012

Ajudante do dia


A cada dia um dos alunos é indicado como o ajudante do dia, e esse cargo é bastante concorrido. As crianças adoram. Neste dia elas auxiliam as professoras em pequenas tarefas, o que as deixam muito felizes e aumenta sua auto estima.

Jardim I (3 a 4 anos)

Quadro de pregas com fichário de nomes.

Dia das mães

                                       As crianças pintando as lembrancinhas para a mamãe.
                                         Painel em homenagem ao Dia das Mães

Caminho de Sensações - Jardim I A

As crianças experimentaram vários tipos de sensações caminhando de olhos vendados , sobre caixas com materiais de texturas diferentes, como fibra, palha, algodão e outros.

Painel

                                    Painel de aniversários do Jardim I B

Maternal II

As crianças do Maternal II (2 a 3 anos) , aprendendo sobre escovação correta.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012


                                                 EXPLORAÇÃO DE TEXTURAS

Objetivos


- Explorar texturas de tintas e melecas.

- Utilizar diferentes instrumentos para pintura.


Tempo estimado

Durante todo o ano, ao menos uma vez por semana.

Material necessário

Bacias grandes, utensílios de cozinha como coadores, espátulas, colheres, escumadeiras, pratinhos e vasilhas de diferentes tamanhos. Pincéis, brochinhas, rolinhos de pintor, esponjas e suportes grandes, como papéis, tecidos lisos, plásticos e caixas de papelão. Farinha de trigo, gelatina em pó com cores fortes, amido de milho, corante comestível (anilina) e natural, feitos com frutas e geleias, para preparar tintas e massas (para cada xícara de água morna, acrescente uma de amido de milho e um pacote de gelatina. É possível variar a densidade da meleca acrescentando mais água ou mais farinha. Para mudar as cores, acrescente o corante.

Flexibilização

Para alunos com deficiência física
Para trabalhar com bebês com deficiência física nos membros superiores, envolva os rolinhos e os pincéis em espuma. Isso vai ajudar os pequenos a ter mais firmeza na hora de fazer as primeiras pinturas. Você pode fixar papeis em pranchetas inclinadas e colocar em frente ao bebê ou fazer com que a criança crie suas próprias estratégias para pintar nos papeis fixados no chão. Estimule que ela pinte com os pés junto dos colegas e deixe as tintas em lugares acessíveis e próximos da criança com deficiência. Os outros bebês também ajudam a criança a segurar alguns objetos ou alcançar os potes de tinta.

Desenvolvimento

1ª etapa

As experimentações com as tintas podem ocorrer na sala, em uma oficina de artes ou em espaços externos. Monte o local deixando à mão tudo o que será necessário para o andamento da proposta, pois assim você pode ficar mais atento às crianças e suas explorações. Forre o piso (se estiver num espaço de uso coletivo ou sala) e ofereça papéis no chão, na mesinha ou na parede para que deixem marcas. Coloque o material ao alcance de todos e deixe as crianças de fraldas ou roupas que possam sujar. Planeje também como será a arrumação ao fim da atividade: onde serão colocadas as produções? Quem ajudará na limpeza e no atendimento às crianças? Quem documentará a atividade? Planeje como mostrar os primeiros resultados da atividade, incluindo as fotos, às famílias. Assim, todos poderão participar, mesmo que indiretamente.

2ª etapa

Apresente os materiais aos bebês. É importante que eles diferenciem os momentos de trabalho daqueles de alimentação. Por isso, não os incentive a comer durante as atividades, mesmo que os materiais sejam comestíveis. Mostre o que poderão fazer com as tintas. Inicie utilizando apenas água e depois amplie para misturas e melecas, como massas de amido ou farinha com corantes ou gelatinas. Ao acrescentar uma cor forte, pergunte: "Estão vendo como a cor mudou?" Para os mais crescidos, é possível introduzir terra, areia, folhas e sementes. Se fizer uma tinta de gelatina, por exemplo, deixe que cheirem, toquem e brinquem. É importante que eles se familiarizem com os materiais de apoio antes de a atividade começar - uma bacia pode ser tão interessante quanto seu conteúdo. O foco da atividade, porém, deve ser exploração de texturas.

3ª etapa

Convide o grupo a explorar as propriedades e possibilidades dos materiais. É possível organizar, por exemplo, uma atividade para explorar texturas de determinado material ou então uma para que os pequenos utilizem mais um tipo de instrumento, como o pincel, a brochinha e o rolinho de pintor. Nesse momento, diga: "Veja como com o rolinho você pinta uma área maior. Com o pincel, só dá para fazer um risco". Vale testar também as diferenças entre pintar com as mãos, que dá mais controle, ou com os pés, com pincéis e rolinhos, que tendem a ser mais difíceis de controlar.


Avaliação

Observe atentamente durante todo o processo. Isso dará indícios de como propor as próximas atividades. Em alguns casos, vale fazer pautas de observação individual, pois cada criança pode apresentar formas muito distintas de aproximação dos materiais: algumas se lambuzam logo no primeiro dia e aos poucos vão se concentrando em explorações mais definidas. Outras demoram mais tempo para se soltar e há ainda as que insistem em pesquisas específicas de cores, misturas ou ocupação dos suportes etc. No dia seguinte ao trabalho, retome com o processo documentado, conversando com todos para ver se lembram quais os materiais e utensílios foram usados em cada atividade.
fonte: REVISTA NOVA ESCOLA
Consultoria: Daniela Pannuti
Orientadora pedagógica do Colégio Vera Cruz, em São Paulo.


terça-feira, 4 de outubro de 2011

Equilíbrio


Esses cubos fora feitos pelas educadoras utilizando caixas. As caixas foram foram forradas e decoradas com a foto e nome das crianças da turma.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Jogo das Argolas




O jogo consiste em jogar e acertar a argola na garrafa da mesma cor. Trabalhamos cores, formas e coordenação motora.

Berçário Musicalização



A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócioafetivo, cognitivo e lingüístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem. A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
A musicalização na educação infantil está relacionado a uma motivação diferente do ensinar, em que é possível favorecer a auto-estima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças dessa fase.
Cantando ou dançando, a música de boa qualidade proporciona diversos benefícios para as crianças e é uma grande aliada no desenvolvimento saudável da criançada.

Maquete




A fazendinha foi feita com ajuda de todos. Os pais e as crianças fizeram os animais de materiais recicláveis em casa. As educadoras montaram a maquete.

Maternal I









Pintura com guache e cola colorida:


objetivos:

- Trabalhar as cores;

- Explorar diferentes materiais;

- Trabalhar a coordenação motora fina;

- Estimular a criatividade;



Brincadeiras com o trem (confeccionado com a ajuda das crianças):

- Trabalhar a imaginação;

- Oferecer momentos agradáveis;

- Interagir com os colegas;

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Berçário

Em busca de atividades que saissem da rotina e proporcionassem desafio e diversão aos pequenos, tivemos a idéia de empilhar os colchões na sala.

                                                                Todos se divertiam.

                                         Também improvisamos uma tenda.
Que causou muita curiosidade e foi explorada por todos os angulos.

Corpo Humano

Desenhamos o  contorno do corpo humano e fizemos o mesmo desenho em EVA.
                               Pedimos ás crianças para que montassem o boneco sobre o contorno.
                                                                              Ficou assim...

Primavera

Nosso painel de Boas Vindas á Primavera foi feito com fundos de garrafas pet.


Na confecção das flores também usamos pet.

Cubo das Cores e Formas

Forramos uma caixa com EVA colorido e fizemos moldes vazados das formas em todas as cores. No chão
foram colocados quadrados das mesmas cores do cubo.
A brincadeira funciona assim: a criança lança o cubo e o coloca em cima do quadrado correspondente a cor que ficou pra cima.

Depois ela procura a forma da mesma cor (triangulo, quadrado, circulo, retangulo) e encaixa no cubo.

                                              

Desfile do dia 02 de setembro - Aniversário da Cidade

Tema: Conhecendo o Passado e Preservando o Futuro

Construímos um barco com materiais recicláveis, garrafas pet, caixas de leite e cones de papelão. Todos participaram , pais, funcionários, a comunidade e as crianças , que pintaram as flores feitas de pet.
O Barco representava a chegada dos imigrantes á nossa região e as crianças estavam vestidas com roupas típicas daquela época. Foi um trabalho feito em equipe e o resultado ficou muito bom.