Esse projeto visa oportunizar momentos e atividades em que as crianças , através das diversas linguagens, consigam se expressar cada vez melhor.
Para isso pretendemos nos utilizar de várias ferramentas e recursos, tais como: dramatizações de histórias infantis e músicas,
fantoches, músicas e dança.
Pararelo á este projeto, também participamos do projeto “Meio Ambiente” , visando desde já conscientizar as crianças sobre a importância da preservação da natureza.
Observando as crianças no decorrer do primeiro bimestre, percebemos um grande interesse das mesmas por trabalhos ligados as artes: cênicas, visual e plástica. Também demonstraram interesse por música e atividades envolvendo expressão corporal.
Nesse período também observamos que algumas crianças demonstram serem inibidas em algumas situações e outras apresentam dificuldade na dicção de alguns fonemas.
Diante disso, optamos por iniciar um projeto na turma do jardim I A, que aborde diversas linguagens de interesse já demonstrado pela turma. A princípio nomeamos este projeto de ARTE E EXPRESSÃO.
O presente projeto busca abordar as diferentes maneiras a que nos apropriamos para nos expressar. Massinha de modelar
Através das diversas linguagens utilizadas na Educação Infantil, pretendemos oportunizar as crianças interações significativas e prazerosas, afim de que se tornem cada vez mais desinibidas, expressivas, críticas. Também pretendemos com esse projeto aumentar o repertório musical das crianças, valorizar a literatura e reconhecê-la como meio de comunicação e expressão e conseqüentemente diversificar a oralidade e o vocabulário da turma.
Acreditamos que as linguagens quando bem exploradas na educação infantil, trazem as crianças diversos benefícios que as mesmas poderão carregar para o resto da vida.
A linguagem plástica na educação infantil é um referencial para o desenvolvimento da sensibilidade, da imaginação, da percepção e da construção de conhecimentos.
Trabalhos manuais relacionados ao projeto utilizando diversos materiais como, esponja, canudo, lixa, carvão.
Nesse período também observamos que algumas crianças demonstram serem inibidas em algumas situações e outras apresentam dificuldade na dicção de alguns fonemas.
Diante disso, optamos por iniciar um projeto na turma do jardim I A, que aborde diversas linguagens de interesse já demonstrado pela turma. A princípio nomeamos este projeto de ARTE E EXPRESSÃO.
O presente projeto busca abordar as diferentes maneiras a que nos apropriamos para nos expressar. Massinha de modelar

As linguagens são formas de representações utilizadas pelos seres humanos, a linguagem infantil é uma forma especifica de ler o mundo, de relacionar-se com ele e recriá-lo.
As linguagens corporais e musicais são as primeiras formas de expressão e integração que a criança estabelece com o meio que a cerca. A medida que esta se desenvolve descobre que é capaz de produzir novos sons, utilizando-se de movimentos e expressões.

SITUAÇÃO PROBLEMA
Como tornar nossas crianças mais desinibidas e comunicativas melhorando sua dicção?
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
pulando elástico
Produzir trabalhos utilizando-se de diversos materiais ligados as artes plásticas.
Construir fantoches com meias.
Construir maquetes de histórias infantis.
Construir instrumentos musicais com materiais recicláveis.
Recontar histórias.
Confeccionar personagens de histórias infantis e músicas, utilizando-se de meia calça e sucata.
Perceber a diferença entre os diversos ritmos e gêneros musicais.
Aprimorar a percepção auditiva.
Promover eventos culturais em sala e/ou no grande grupo, como karaokê.
Despertar o gosto pela leitura, teatro e outras formas de expressão.
Integrar as crianças mais inibidas.
Propiciar momentos para a descoberta de novos potenciais.
Promover momentos agradáveis e de interação com a turma e o grande grupo.
Valorizar as construções das crianças.
Oportunizar as crianças momentos em que possam fazer uso de sua criatividade. Karaokê
ATIVIDADES E SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS
Dramatizações realizadas pelas professoras e/ou pelas crianças, em sala ou para o grande grupo.
Construção de personagens de histórias infantis e de músicas com meia calça e sucata.
Construção de instrumentos musicais com materiais reciclados.
Reconto e dramatização da história “Rápido como um gafanhoto”, autora Audrey Wood e Don Wood, para as demais turmas do CEI.
Construção das fantasias para apresentação das crianças da história “ Rápido como um gafanhoto”.
Apresentação de histórias sonorizadas pelas professoras e/ou crianças.
Apresentações musicais com dança e coreografias coletivas.
Apresentações de karaokê, onde cada criança escolhe uma música de seu interesse, se caracteriza
para apresentá-la.
Construção de fantoches com meias, para posterior utilização em apresentação.
Construção de maquetes de histórias infantis.Teatro de sombras.

Envio para a família de uma literatura por fim de semana para que a mesma conte a seu filho e descreva como foi.
Pedido a família para que enviem cd’s de diversos gêneros musicais ouvidos em casa pela mesma e pela criança para que possamos ouvir também no CEI. Pintando o painel de aniversário
Muito bom esse projeto, pois trabalho com essa faixa etária e é assim mesmo o processo de desenvolvimento das crianças. O profissional que trabalha com essa idade, deve ser muito mas muito criativo e paciente. Parabéns pelo o projeto.
ResponderExcluirExcelente trabalho! Parabéns pelos projetos, me agradou muito!
ResponderExcluir