PROJETO BLUMENAU, SUA HISTÓRIA, SUAS ARTES, NOSSO APRENDER
KATHERINE E SILVANA
2011
Introdução
O presente projeto busca permitir que as crianças conheçam melhor a cidade de Blumenau, sua história, cultura e antepassados. Pretende também que elas façam uma leitura do mundo em que vivem, sintam-se importantes e inseridas no mesmo.
Acreditamos que um projeto ligado a História e Geografia dentro da Educação Infantil só vêm acrescentar as crianças e professoras.
Conforme Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, 1998:
“Na instituição de Educação Infantil, a criança encontra possibilidade de ampliar as experiências que traz de casa e de outros lugares, de estabelecer novas formas de relação e de contato com uma grande diversidade de costumes, hábitos e expressões culturais, cruzar histórias individuais e coletivas, compor um repertório de conhecimentos comuns aquele grupo, etc.”.
Esperamos com este trabalho permitir que as crianças ampliem suas experiências, oferecendo-as novas informações. Esperamos que este projeto seja prazeroso tanto para as crianças quanto para as professoras, para tanto, pretendemos dar a ele diversidade ao longo desse ano de 2011, permitindo a todos viajar por vários caminhos tanto quanto este projeto e esta cidade nos permitir.OBJETIVO GERAL
Propiciar as crianças o conhecimento da cidade de Blumenau, sua história, suas artes, através de situações significativas que auxiliem na leitura do mundo de um modo geral.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Perceber a importância de conhecer o lugar onde vivemos.
• Conhecer os principais pontos turísticos e monumentos de Blumenau.
• Coletar fotos durante os passeios realizados.
• Expor as fotos tiradas pelas crianças.
• Oportunizar o contato com lugares e pessoas importantes e que fazem parte da história de Blumenau.
• Conhecer o Hino oficial da cidade.
• Perceber a importância que tiveram os primeiros habitantes de Blumenau para o progresso da cidade ao longo dos anos.
• Conhecer a história de vida de Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau.
• Valorizar a cultura germânica e demais culturas presentes na cidade.
• Oportunizar as crianças a leitura do mundo/espaço em que vivem.
• Contribuir para o processo de localização das crianças em seu país, estado, cidade.
• Explorar a natureza existente ao redor do CEI e comparar a vegetação existente com a nativa da cidade de Blumenau.
• Coletar fotos da vegetação nos passeios ao redor do CEI e outros pela cidade.
• Oportunizar o contato com globo terrestre, mapas.
• Localizar no globo nosso país, estado, cidade, oceanos.
• Conhecer e explorar o mapa da cidade de Blumenau.
• Dramatizar a chegada de Dr. Blumenau a cidade juntamente com os primeiros imigrantes.
• Explorar as artes plásticas inspirando-se em obras de artistas plásticos de Blumenau e região.
• Construir textos coletivos.
• Construir coletivamente o mapa do Brasil, Santa Catarina e Blumenau para melhor localização geográfica.
• Construir individualmente o mapa da cidade de Blumenau, seus bairros e ruas localizando a residência de cada família.
• Construir uma maquete do centro da cidade e seus principais pontos turísticos.
• Oportunizar o contato com diversos materiais.
• Resgatar as vivências de outras épocas através do contato com utensílios utilizados antigamente e visita ao Museu da cidade.
• Oportunizar a visita a Fundação Cultural, Biblioteca, Mausoléu e Museu da Cerveja ao participar do Circuito Nacional de Literatura.
• Participar do desfile em comemoração ao aniversário da cidade de Blumenau.
• Propiciar o contato com a natureza e seus elementos ressaltando a tendência forte dos blumenauenses em cultivar flores.
• Realizar um passeio pela Rua XV de novembro observando e fotografando os principais pontos turísticos e arquitetura.
• Retratar individualmente a chegada de Dr. Blumenau e os 17 primeiros imigrantes utilizando diferentes materiais.
Observando as pesquisas feitas com os pais
Observando o Mapa Mundi
Observando materiais de Blumenau - inicio de tudo
Observando o mapa dos bairros Salto do Norte e Itoupavazinha e suas ruas.
Construindo o mapa dos bairros Salto do Norte e Itoupavazinha
Construindo o mapa dos bairros Salto do Norte e Itoupavazinha com as ruas e as suas casas
Construindo o mapa de Blumenau
Cantando o Hino de Blumenau
Conhecendo a Bandeira de Blumenau
Fazendo um quebra-cabeça com a bandeira
Conhecendo a cidade e os pontos turísticos
A prefeitura municipal
Relógio de Flores
Escadaria da Matriz
Biblioteca Municipal
Ouvindo histórias na fundação cultural
mausoléu Dr. Blumenau
Praça Doutor Blumenau
Centro da cidadeteatro Carlos Gomes
Conhecendo o Passado
Representação através desenho da chegada do colonizador Dr. Blumenau.
Contrução do Cenário para O teatro .
Teatro sobre a chegada de Dr. Blumenau
As crianças foram visitar o Prefeito.
Conhecendo Blumenau
Fundação Cultural
Conhecendo a artista plástica Beliria Boni
Observando as obras de Arte de Portinari, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.
Visitando o Cemitério de Gatos da família do Dr. Blumenau
Visitando o Mausoléu da Família Colonial
Museu da família colonial
Museu de hábitos e costumes
Hora do AlmoçoVoltando pro CEI
Explorando Objetos Antigos
Nenhum comentário:
Postar um comentário