Esse cantinho pertence á todos nós, funcionários, pais e crianças deste Centro de Educação Infantil e á todos que amam e se dedicam a Educação Infantil. Espero que sirva para trocarmos experiências , idéias e sugestões. Conto com a colaboração de todos.
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Sapo
Sapinho feito com as crianças do Maternal I. Foram usadas garrafas pet na confecção dos sapinhos e as crianças pintaram as partes de papel.
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
A Pescaria do Maternal
Peixinho feito de EVA e preenchido com fibra. Foi colado um imã na boca do peixe e na ponta da vara.
Além de ser uma brincadeira muito divertida, também trabalhamos a coordenação motora, animais(peixes) e as cores.
Esse peixinho foi feito de EVA e o colamos em uma rolha para que ficasse flutuando na água.
Os peixinhos foram colocados na água,
e as crianças sopravam para que eles se mexessem na água. Eles se divertiram muito.
Colagem com cascas de ovos.
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Musicalização
A criança que canta e se movimenta livremente á sua maneira, está não só explorando o mundo ao seu redor, mas também comunicando sentimentos, idéias, fantasias, intercambiando o real e o imaginário.
A música e o movimento devem ser permitidos e incentivados pelos adultos, para que o mesmo seja realmente desafiador e contribua de forma integral para o processo de aprendizagem.
Na educação infantil, é primordial para a criança brincar com diversidades de movimentos e materiais, pois ela irá descobrir os objetos ao seu redor, seu corpo, seus gestos e o que podem realizar através deles, explorando assim o mundo que a cerca.
Escolhemos músicas bem conhecidas pelas crianças, assim as atividades tiveram maior significado para os pequenos.

Nas mãos da criança qualquer coisa pode tornar-se um brinquedo: os objetos em si, isoladamente não importa mais com que ou do que as crianças vão brincar, mas importa o clima, a atmosfera, a possibilidade de surgimento do espaço potencial no lidar criativamente com o que é de dentro (sentimentos, idéias, fantasias) e o que é de fora da pessoa(coisas, objetos, fatos, outras pessoas). Este é o espaço do brincar espontâneo. (MACHADO, 2001, p.34)
Formas e Cores - turma de 2 a 3 anos
Brincando com Cores e Formas
É importante propiciar á criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança identifica-las em todos os ambientes que as cercam.
Objetivos:
• Identificar e nomear cores e formas
• Ampliar o vocabulário
• Desenvolver percepções visuais, auditivas e táteis
• Reproduzir cores e formas
As figuras foram recortadas pelas educadoras e crianças ajudaram a montar o painel, colando as formas geométricas. Durante a montagem as crianças foram questionadas sobre as cores e as formas das figuras.
O Livro das Formas
Confeccionamos, junto com as crianças os livros das formas. Cada livrinho contém figuras geométricas relativas ás formas dos livros(redondo, quadrado e triângulo).
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Fantoches de personagens do Sitio
Dando continuidade ao projeto Arte e Expressão, a turma do Jardim I A iniciou a construção de fantoches utilizando meias. Visando a melhor interação das crianças, bem como mais significado para as mesmas, escolhemos como tema o Sítio do Pica Pau Amarelo. A turma está tendo a oportunidade de conhecer melhor todos os personagens dessas histórias belíssimas contadas por Monteiro Lobato.
Também estão conhecendo a história desse autor da literatura brasileira.Fantoches feitos com meias.
As crianças confeccionaram os fantoches com meias, a partir da história de Monteiro Lobato - O Sítio do Pica Pau Amarelo.
Assinar:
Postagens (Atom)