quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Jardim do berçário




Musicalização

A criança que canta e se movimenta livremente á sua maneira, está não só explorando o mundo ao seu redor, mas também comunicando sentimentos, idéias, fantasias, intercambiando o real e o imaginário.

A música e o movimento devem ser permitidos e incentivados pelos adultos, para que o mesmo seja realmente desafiador e contribua de forma integral para o processo de aprendizagem.
Na educação infantil, é primordial para a criança brincar com diversidades de movimentos e materiais, pois ela irá descobrir os objetos ao seu redor, seu corpo, seus gestos e o que podem realizar através deles, explorando assim o mundo que a cerca.

Escolhemos músicas bem conhecidas pelas crianças, assim as atividades tiveram maior significado para os pequenos.






Nas mãos da criança qualquer coisa pode tornar-se um brinquedo: os objetos em si, isoladamente não importa mais com que ou do que as crianças vão brincar, mas importa o clima, a atmosfera, a possibilidade de surgimento do espaço potencial no lidar criativamente com o que é de dentro (sentimentos, idéias, fantasias) e o que é de fora da pessoa(coisas, objetos, fatos, outras pessoas). Este é o espaço do brincar espontâneo. (MACHADO, 2001, p.34)

Formas e Cores - turma de 2 a 3 anos

 Brincando com Cores e Formas


É importante propiciar á criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança identifica-las em todos os ambientes que as cercam.

Objetivos:

• Identificar e nomear cores e formas
• Ampliar o vocabulário
• Desenvolver percepções visuais, auditivas e táteis
• Reproduzir cores e formas


                                      

As figuras foram recortadas pelas educadoras e crianças ajudaram a montar o painel, colando as formas geométricas. Durante a montagem as crianças foram questionadas sobre as cores e as formas das figuras.

O Livro das Formas


Confeccionamos, junto com as crianças os livros das formas. Cada livrinho contém figuras geométricas relativas ás formas dos livros(redondo, quadrado e triângulo).




terça-feira, 24 de agosto de 2010

Fantoches de personagens do Sitio

Dando continuidade ao projeto Arte e Expressão, a turma do Jardim I A iniciou a construção de fantoches utilizando meias. Visando a melhor interação das crianças, bem como mais significado para as mesmas, escolhemos como tema o Sítio do Pica Pau Amarelo. A turma está tendo a oportunidade de conhecer melhor todos os personagens dessas histórias belíssimas contadas por Monteiro Lobato.
Também estão conhecendo a história desse autor da literatura brasileira.



Fantoches feitos com meias.



As crianças confeccionaram os fantoches com meias, a partir da história de Monteiro Lobato - O Sítio do Pica Pau Amarelo.




Acompanhando o crescimento no Maternal I




sábado, 7 de agosto de 2010

Literatura

Literatura na Educação Infantil: para começar, muitos livros




Garantir o contato com as obras e apresentar diversos gêneros às crianças pequenas é a principal função dos professores de creche e pré-escola para desenvolver os comportamentos leitores e o gosto pela literatura desde cedo
Todos os especialistas concordam que, num país como o Brasil, a escola tem um papel fundamental para garantir o contato com livros desde a primeira infância: manusear as obras, encantar-se com as ilustrações e começar a descobrir o mundo das letras. É nas salas de Educação Infantil que você, professor, deve apresentar os diversos gêneros à turma. Nessa fase, o que importa é deixar-se levar pelas histórias sem nenhuma preocupação em "ensinar literatura". Ler para os pequenos e comentar a obra com eles é fundamental para começar a desenvolver os chamados comportamentos leitores.


Por que ler
Mesmo antes de aprender a ler, as crianças devem ser colocadas em contato com a literatura. Ao ver um adulto lendo, ao ouvir uma história contada por ele, ao observar as rimas (num poema ou numa música), os pequenos começam a se interessar pelo mundo das palavras. É o primeiro passo para se tornarem leitores literários - percurso que vai se estender até o fim do Ensino Fundamental.


Quem lê
Como a maioria das crianças de creche e pré-escola não é alfabetizada, a leitura deve ser feita pelo professor. Mas é essencial deixar que todos manipulem os exemplares. Incentive-os a folhear as páginas, observar as imagens e os textos e levar as obras para casa.


Como ler
Existem dois modelos básicos: o contato pessoal da criança com o livro, como foi explicado acima, e a roda de leitura, em que o professor lê para toda a turma. Nesse caso, é preciso sempre planejar a atividade, da escolha do texto às formas de interação. "A apresentação, a seleção e a preparação prévias, os motivos explicitados, a consideração do leitor, o incentivo aos comentários posteriores e o clima criado devem ser intencionais, e não obras do acaso", explica Virgínia Gastaldi, formadora do Instituto Avisalá, em São Paulo, no texto Quem Conhece Pode Escolher Melhor. Da mesma forma, o momento da leitura exige postura adequada, entonação de voz e uso correto das ilustrações para ajudar a conduzir a narrativa. No fim, é muito importante coletar as impressões da garotada, o que pode ser feito com perguntas simples: de qual parte da história cada um mais gostou (e por quê), o que chamou mais a atenção em cada personagem, qual ponto provocou mais alegria (ou medo, preocupação etc.). Esse momento de pensar sobre o que foi lido e expressar opiniões é um comportamento típico de quem gosta de ler - e vale para toda a vida. E não se esqueça de que essas opiniões podem (e costumam) ser diferentes. Essa troca também é boa para estimular os pequenos a aprender a ouvir o que os outros têm a dizer.


Quando ler



Já é amplamente sabido que a leitura deve ser uma atividade diária na Educação Infantil. Mas nunca é demais lembrar que as crianças pequenas não têm paciência para ficar muito tempo fazendo a mesma coisa. Portanto, reserve dez ou 15 minutos por dia no início dessa "caminhada". Sobrecarregar os pequenos pode transformar a hora da leitura num momento chato. E, aos poucos, vá aumentando esse tempo. À medida que criam o hábito da leitura, os pequenos começam a prestar atenção em histórias mais longas.


Onde guardar os livros


É muito comum cada sala de Educação Infantil ter um cantinho de leitura, com uma pequena estante. O ideal é que todo o acervo fique ao alcance das crianças (perto do chão e sem obstáculos entre obras e leitores). "Nessa fase da escolarização, o educador deve ensinar os cuidados básicos que devemos ter com o livro", diz Renata Junqueira, coordenadora do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil Maria Betty Coelho Silva (CELLIJ), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus de Presidente Prudente.


O que ler


As histórias de ficção (como os contos de fadas) são as que mais encantam as crianças, mas é importante oferecer a elas diversas obras para que criem um repertório amplo. Como explica Renata, "os livros são um ótimo caminho para ampliar o universo cultural dos pequenos porque permitem entrar em contato com situações desconhecidas". Virgínia, em seu texto sobre a leitura na Educação Infantil, dá outra dica preciosa: "Preocupe-se com a qualidade literária, e não com o conteúdo moral". Isso não quer dizer que você pode escolher histórias amorais, mas que uma história bem escrita tem mais chances de prender a atenção de todos. Por isso, fique sempre com os textos que têm descrições ricas, misturem mistério e comédia e estimulem a imaginação, criando uma aventura interessante (no quadro abaixo, confira algumas indicações para turmas de Educação Infantil). E fuja dos materiais "escolarizados", cujo principal objetivo não é entreter a criançada, mas apenas ensinar que isso é o pato e aquilo é azul ou verde, sem nenhuma preocupação com a linguagem literária.


Os erros mais comuns


- Ignorar as opiniões das crianças. Ouvir as considerações da turma e estimular esse compartilhamento ajuda a criar o gosto pela literatura.


- Impor uma interpretação. Ao terminar o livro, o educador "resume" sua visão da história - e não percebe que ninguém é obrigado a ter a mesma opinião.


- Substituir o livro por figuras ou fantoches. Variar o modo de ler é desejável - mas não se pode esquecer que a hora de leitura precisa... de um livro.


- Ater-se aos clássicos. As crianças adoram os contos de fadas, mas é essencial apresentar outros gêneros, como a poesia.

Fonte: Revista Nova Escola